25 de ago. de 2014

DOE SANGUE - minha primeira doação.

// // 2 comments


Parece assustador, mais não é nada disso. Nesta minha primeira doação de sangue percebi o quanto é bom ajudar a salvar vidas de uma forma tão simples e rápida.

COMO FUNCIONA - No local onde fiz a doação, ao chegar pela manhã, encarei uma pequena fila,  (cinco pessoas na minha frente) graças a Deus ninguém me colocou medo ou fez piadinhas sem graça, eu estava acompanhado por minha prima e seu marido.Minha prima vai fazer uma cirurgia onde talvez seja necessário reposição de sangue, por conta disso resolvi ser um dos doadores a seu convite.

1. Por ordem de chegada entreguei minha identidade (RG, mais também pode ser qualquer documento com foto) e fui chamado para passar meus dados, nome, endereço, nome do pai, mãe, contatos telefônicos, cep e email.

2. Logo após fui chamado novamente por outra profissional que fez uma pequena coleta de sangue do meu dedo para verificar o nível de ferro no sangue, mediu minha pressão arterial (PA), mediu minha temperatura corporal com um termômetro (T) e pediu para eu aguardar ser chamado novamente.

3.  Fui chamado novamente a outra sala onde respondi a um questionário com uma enfermeira, entre as perguntas lembro de me perguntar sobre:

- Se me alimentei (pois é nescessário)
- Se estava usando alguma medicação
- Se tinha ingerido alguma bebida alcoólica, ou usado algum medicamento entre outros.

3.1 - Após responder o questionário fui aprovado e liberado para efetuar a coleta do sangue para doação.

CURIOSIDADE:

- Ao efetuar uma doação você ajuda 4 pessoas com uma única bolsa de sangue
- Seu sangue será dividido em 3 partes uma delas é a separação das plaquetas do sangue.
- A depender do seu peso e altura, na sua primeira doação são retirados 400 ml de sangue, sendo que o corpo humano possui entre 5 a 6 litros em média ou até mais (muito pouco é retirado em relação ao total menos de 10%).
- Em aproximadamente 48 horas o sangue retirado e reposto pelo organismo, neste período é indispensável boa alimentação e beber muita água.

 DOR - quase não existe, senti a hora em que a agulha foi colocada em minha veia (uma leve picada, menos que uma formiga ao morder) , mais podemos dizer que não existe dor não dá nem para ficar com medo.

TEMPO DE COLETA - não cronometrei , mais, acho que minha coleta durou uma média de 15 minutos, muito rápido mesmo.

PRECAUÇÕES  -  Após a coleta aguardar uma média de 10 minutos no local para ver se não ocorrerá nenhuma tontura ou coisa do tipo, se estiver de carro e dirigindo esperar média de 20 minutos. Beber bastante água, não fazer nenhum esforço (preferencialmente peça um atestado médico) é algo a ser levado seriamente em consideração.

MINHAS CONCLUSÕES

- Após efetuar minha primeira doação fiquei muito feliz em saber que ajudei não só uma pessoa mais três para as quais meu sangue será direcionado.

- Apesar de ficar um pouco nervoso e com medo de morrer (por causa do sangue que iria sair do meu corpo) percebi que estava grandemente enganado e entendi que na realidade não dá para morrer doando sangue, se quer senti tontura, e sempre que possível estarei doando novamente (respeitando claro o período de espera para uma nova doação que para homens e de 3 meses)

AGORA É A SUA VEZ !!!

- Agora você sabe que doar sangue não é nenhum bicho de sete cabeças, que "não existe dor" nem risco de contaminação já que todo material é descartável e estéreo.Tome uma atitude, ajude a salvar vidas, tenha compaixão daqueles que estão sofrendo a precisando de ajuda, e Deus te abençoará por sua atitude, e você ficará muito feliz assim como eu, pois dar é melhor que receber, assim disse Jesus ( Atos 20:35).

#comodoarsangue - #doarsangue - #doaçãodesangue - #centrodedoaçãodesangue

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Acho muito importante e louvável da sua parte... Já tentei doar, mas não posso, tenho algumas restrições, principalmente em relação ao meu peso atual (sim, eu sou gordinho kkkkk), mas acho admirável à quem doa algo que realmente não fará nenhuma falta, já que logo logo você recupera tudo! Parabéns oh grande Rei!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Sr. Albert Augustus seu comentário e parabéns por mesmo sem condições de doar no momento tem o desejo de ajudar a salvar vidas.

    ResponderExcluir