22 de set. de 2014

22 de SETEMBRO - Dia mundia sem carro

// // Leave a Comment

No dia 22 de setembro acontecem várias comemorações (inclusive a do meu aniversário) entre elas a que mais me chamou atenção foi o DIA MUNDIAL SEM CARRO.

Sou ciclista e vou todos os dias ao trabalho de bike, na verdade vou a todos os lugares com minha magrela. Se grande parte da população tivesse essa iniciativa (falo principalmente das grandes cidades do nosso país) ocorreria a redução de veículos nas ruas, reduzindo congestionamentos, poluição, entre outros.

E certo que muitas cidades (ou a maioria delas) não está adequadamente preparada para a mobilidade limpa, levando assim muitos usuários de bicicletas a não se arriscar nas ruas com medo de ser vítima de um acidente de trânsito ou coisa parecida. Eu com meus mais de 15 anos de pedalada nas ruas, reconheço que é sim um pouco perigoso, por outro lado entendo que alguns ciclistas  não tomam as devidas precauções de segurança para si e para com os veículos automotivos, não respeitando muitas vezes seu espaço no trânsito aumentando em muito o risco de acidentes.

No mais gostaria de incentivar esta ideia e aconselhar a quem quer pedalar na rua (em meio ao trânsito) começar a dar suas primeiras voltas em locais não muito movimentados, graduando aos poucos até chegar as vias com maior movimento, passando assim a contribuindo com a redução da poluição, congestionamentos etc., aumentando a conscientização e incentivando outros fazer o mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário